Foram recentemente anunciados os vencedores do 2º Prêmio {CURA}, premiação que tinha como objetivo incentivar a reflexão sobre o modo como as cidades têm tratado o tema das transposições, assunto estreitamente ligado às questões de desenho urbano, ocupação do solo e modais de transporte. Estes projetos ficarão expostos na Livraria Bookstore, no térreo do IAB/SP.
Oriundas de 19 estados diferentes, o concurso recebeu 76 propostas, sendo duas desclassificadas por não estarem de acordo às normas de envio estabelecidas no edital.
O júri, composto por Lizete Rubano, Marina Grinover, Mario Figueroa, Marta Moreira, Pedro Vada e Romullo Baratto, selecionou três projetos vencedores e duas menções honrosas ex aequo. Veja, a seguir, as propostas e o comentário do júri em relação a cada uma delas:
PRIMEIRO LUGAR
Alunos: Rafaela Severiano Benevides Müller Costa, Francisco Edson Macedo Filho, Daniel Benevides e Amura Al Houch
Instituição de Ensino: Universidade Federal do Ceará (UFC)
Escolhido de forma unânime, o júri destacou a escolha do local – uma ponte na Barra do Ceará, em Fortaleza – e o modo como a intervenção se integra à pré-existência, criando uma travessia para pedestres e ciclistas que não é apenas acertada do ponto de vista prático, mas também lúdico. O sistema construtivo empregado também foi uma escolha acertada, com a passarela pendendo sob a ponte através de tirantes engastados nas vigas de concreto da estrutura pré-existente. O júri destacou também a clareza na comunicação das ideias e qualidade gráfica dos desenhos e imagens entregues.
SEGUNDO LUGAR
Alunos: Frederico Castello Branco e Daniel Guimarães
Instituição de Ensino: FAU Mackenzie e FAU USP
A proposta mostra uma solução simples e concisa para uma demanda que já existe no local – uma passagem entre o Metro Vila Madalena e o bairro. O projeto se caracteriza por ser uma infraestrutura que requalifica o atual trecho, transformando-o em um lugar de estar que permite o deslocamento confortável tanto de pedestres como de ciclistas.
TERCEIRO LUGAR
Alunos: Eduardo Dugaich Tavares de Oliveira, Thiago Santana Maurelio, Daniel Zahoul Machado
Instituição de Ensino: FAU Mackenzie
O projeto consiste em uma transposição vertical entre a cota da Avenida Nove de Julho e a cota do vão do MASP, na Avenida Paulista. O júri considera a ideia bastante acertada, já que conecta diversos níveis de uso intenso e, além disso, requalifica o nível inferior, que atualmente carece de espaços adequados ao pedestres e ciclistas. Os jurados acreditam, no entanto, que o projeto se enriqueceria muito se tivesse considerado em seu desenho os chafarizes tombados existentes no local.
MENÇÃO HONROSA
Alunos: Julia Soares Urquijo Lazcano, Maira de Moura, Julia Carvalho Dell'Acqua, Alexandre Nishida Tsutsui
Instituição de Ensino: FAU Mackenzie
MENÇÃO HONROSA
Alunos: Rebeca Domiciano de Paula, Luiza Menezes Thomaz, Tali Liberman Caldas, Caique Germano
Instituição de Ensino: Escola da Cidade
Sobre ambas as menções honrosas, o júri destaca nas propostas a presença de ideias bastante fortes, mas que não apresentam o mesmo nível de solução dos três primeiros colocados, embora ainda se destaquem dos demais trabalhos entregues.
A comissão julgadora também reconheceu os seguintes trabalhos como finalistas do 2° Prêmio {CURA}: 151216AB, 160112AC, 160127AB, 160203AC, 160204AE, 160206AA, 160224AA, 160225AA, 160229AC, 160304AF, 160306AB, 160307AB, 160307AD.